Vitor Pamplona

Innovation on Vision: Imaging , Enhancement and Simulation

Dicas para Criar Slides

Neste post darei algumas dicas para criar um bom conjunto de slides de uma apresentação técnica, que geralmente difere de uma artística ou de uma didática (para aulas). O conjunto de slides abaixo foi utilizado em uma das melhores apresentações técnicas que já fiz. Ela não é perfeita, mas serve de bom exemplo para este post. Por que uma das melhores? Porque eu só tinha 10 minutos para explicar em detalhes o artigo e o público acabou entendendo a idéia.  

 

Essencialmente, há dois estilos de apresentação: as formais e as artísticas. As apresentações artísticas bem feitas são divertidas, descontraídas, mas com menor densidade de conteúdo. Uma das melhores apresentações neste estilo é o de Larry Lessig, no TED falando sobre criatividade e direitos autorais. Este tipo de apresentação é muito arriscada, exige muito treinamento do apresentador e, como é arte, não existe receita de bolo. As apresentações formais tendem a ter maior densidade de conteúdo e ser menos lúdica. Boas apresentações formais seguem um conjunto de regras e é delas que irei comentar. Obviamente, os dois estilos se misturam. Pode-se ter uma apresentação meio formal e meio artística, mas quanto mais artística, mais arriscada. Vai muito do público e do evento e do apresentador.

Primeiramente, defina um público alvo. O modo de apresentação é baseado no público: as tuas palavras, brincadeiras, movimentos, slides, etc. Não adianta tentar transmitir muita informação se a platéia não está preparada, assim como não adianta manter um nível muito baixo se a plateia consiste de especialistas. Identifique qual é o nível de conhecimento médio e qual o conhecimento necessário para que a maioria entenda as tuas palavras e ideias.

Pense na história que você irá contar. Uma apresentação é como um filme, tem início, meio e fim. Faça um esboço dos tópicos que você irá comentar. Planeje de uma forma top-down, ideias primeiro, slides depois.

Defina um template para teus slides. A estrutura dos slides deve ser respeitada do início ao fim. As fontes, margens, formatos de figuras, referências, espaçamentos, alinhamentos e cores não devem ser alteradas no decorrer da apresentação. A manutenção de um padrão faz o público ignorar o padrão e prestar atenção no conteúdo. Prefira apresentações com fundo branco, não que as escuras sejam proibidas, mas as claras tendem a animar o ambiente.

Atenção especial as cores do template. Utilize cores bem contrastantes entre texto e fundo, e verifique este contraste diretamente no projetor. A cor que um projetor mostra é bem diferente da cor de um monitor LCD ou CRT, sendo assim, a combinação de cores escolhida para o monitor pode não ficar boa no projetor. Pode até ficar horrível. Chegue um pouco antes da sua apresentação para dar uma olhada nas cores e mudar se for necessário. As imagens devem ser clareadas ou escurecidas de acordo com o resultado do projetor. Prepare-se para isso. Quando montar o template, defina duas cores extras: uma mais forte para ressaltar palavras importantes em cada slide e outra mais fraca para escrever as referências.

Não utilize animações para a troca de slides, nem animações para textos. Em compensação, utilize animações de aparecer e desaparecer para demonstrar técnicas, algoritmos, conceitos e analogias passo a passo. Se você for explicar um algoritmo de troca de mensagens, por exemplo, não mostre todo o código no início, mostre e explique uma pequena animação de como o algoritmo se comporta e depois passe para o texto. No texto, que deve estar com a mesma syntax highlighting de sua IDE, crie uma animação semelhante a um debug. Não há desculpas para a falta de animações.

Não escreva uma frase sequer no slide. Um bom slide possui apenas itens e subitens, numerados ou não. Utilize o menor número de caracteres possíveis e nunca quebre a linha. Lembre-se que você vai explicar aqueles itens, logo não é necessário ter a descrição completa deles no slide. Se o slide estiver carregado, mostre os itens passo a passo. A sobrecarga de informação atrapalha, desvia a atenção, e desmotiva a platéia. Cada slide, marque com a cor contrastante previamente definida as palavras chaves principais, dizendo ao observador que é nelas que ele deve manter a atenção.

Informação demasiada atrapalha. O ouvinte fica tentando ler o slide enquanto o apresentador fala. Isso não é bom. Se o seu slide é muito carregado, faça-o ser mostrado em partes através de animações. A medida que o apresentador vai falando, o slide vai se tornar carregado mas o leitor já teve tempo suficiente para processar o slide e não ficará perdido.

Sempre que for mostrar algo que não é seu, uma imagem ou um trabalho relacionado, referencie no slide. Se uma figura não for de sua propriedade, referencie. Você pode usar uma notação simples como [1] ou escrever nome e ano [Pamplona et al 2008]. Coloque uma cor cinza em uma fonte menor, de forma a não chamar atenção, mas que fique visível e legível no projetor. No último slide, após o " Obrigado ", monte um slide com as referências completas de todas as citações feitas durante a apresentação. Este último slide será mostrado nos últimos segundos da sua apresentação somente como formalidade.

Nunca use laser ou aponte para a apresentação. Estes dois artifícios são sintomas que a sua apresentação não está boa. Utiliza-se apontadores apenas em regime de exceção, quando alguém da platéia faz uma pergunta, por exemplo. Quando precisar salientar uma região do slide, faça previamente uma animação. Faça aparecer um círculo ou uma seta na região.

A apresentação e o apresentador precisam estar sincronizados. Este item separa uma apresentação comum de uma profissional. É o item mais difícil de fazer pois exige um treinamento específico para cada apresentação. O ideal é que o apresentador nunca olhe para os slides, ou olhe apenas para conferir se está mostrando o slide correto. O apresentador deve saber qual é o próximo slide ou animação e acioná-la durante a sua fala de transição. Por exemplo, o apresentador fala:... no entanto se observarmos os resultados obtidos - click, mudança para o slide de resultados - notamos que há alguma estrutura impedindo o acesso.    

Equações e código: Passo a passo (debug) sempre. Se possível, faça uma analogia para cada passo apresentando em um cantinho uma imagem representativa. Se a analogia for intuitiva, não precisa ser falada pelo apresentador, que deve continuar falando os detalhes da linha ou equação em debug enquanto a platéia associa com a imagem. No caso derivação de equações evite mostrar uma equação derivada abaixo da original. Em vez disso, faça uma animação onde uma equação se transforma em outra. Fica óbvio para a platéia, obter o que foi alterado. Utilize todos os recursos para apontar e direcionar a atenção da platéia. Cores diferentes para cada variável da equação ajuda muito a seguir a derivação. Substituir variáveis por figuras também ajuda. Lembre-se, mesmo que a apresentação seja formal, a matemática não precisa ser tanto. Vale mais deixar a intuição clara do que elaborar todos os detalhes de uma derivação.  

Mantenha a regra 20-60-20%. 20% que dizem o que e porque da técnica, 60% de como e 20% de impactos e limitações . A platéia deve receber motivação em ambos os 20%. Uma parte da platéia ouvirá apenas o primeiro minuto da apresentação, logo este primeiro minuto é o mais importante. Seja lá qual for a mensagem a passar, passe nesse primeiro minuto. Repita a mesma mensagem várias vezes na apresentação.  

Nunca use um slide de overview. Se a sua apresentação precisa de um, você não está sabendo contar a história direito.  

Nunca use um slide de " Quem sou eu? " . A informação que o apresentador é importante e que sua opinião deve ser respeitada é resultado da qualidade da apresentação e não da imposição de um slide.

Nunca leia um texto no Presenter mode do power point. Coloque ali apenas a informação para lhe guiar. O texto virá naturalmente e não ficará parecendo um robô.  

Estrutura de uma Apresentação Técnica

Tudo começa com um slide com o título, os autores do trabalho, a instituição na qual o autor pertence e os patrocinadores. Toda essa informação deve estar visível no slide. Você pode colocar os e-mails dos autores se desejar, mas essa informação não será muito útil no início. É mais importante colocá-la no slide de agradecimento a platéia.

Logo após o título entregue o ouro. Monte um slide que mostre exatamente o que você vai dizer no resto da apresentação. Mantenha em mente que primeiro se conclui, depois se argumenta ou mostra como se chegou na conclusão.    

Os primeiros slides devem mostrar o objetivo ou o problema que será trabalhado. É muito importante que se apresente dados concretos, gráficos e imagens do problema. Se você está apresentando uma técnica nova, mostre diretamente qual o seu problema e já mostre como ficou o resultado da sua técnica. Entregue o ouro no início, claramente, sem medo. Estes slides devem ser suficientemente claros para que a platéia não se pergunte: o que este cara está apresentando mesmo? É extremamente necessário que a platéia veja a sua solução no início. Ninguém tem paciência para esperar até o fim para saber os resultados. Ao invés disso, eles vão esperar para descobrir como vc fez para atingir tão brilhantemente o seu objetivo.  

Mostre a importância do seu problema. Pode ser junto com os slides anteriores ou com um novo conjunto de slides. Não se prolongue, um ou dois slides bastam.  

O slide de sumário ou overview não é necessário. O apresentador deve conduzir a platéia sem que ela perceba. Sem este slide, a platéia ficará sem direito de escolha e sem conseguir decidir qual parte da apresentação merece mais atenção, mas eles não devem perceber isso. Como apresentador, você deve conduzí-los como um pastor de ovelhas.  

Dê uma breve introdução e analise o que já existe sempre comparando com a sua versão. Apresente o background necessário para entender o que você falará nos slides posteriores. A apresentação de trabalhos relacionados pode ser desconsiderado em caso de apresentações didáticas para aulas de faculdade ou ensino médio.    

Entre no assunto! Baixo nível total. Explique os detalhes, os problemas e as soluções. Tudo com animações. Evite código. Tudo pode ser explicado com algumas bolinhas, retas e retângulos, ferramentas que qualquer editor de apresentações possui. Se a técnica se basear em um conjunto de equações, explique-as claramente.    

Quando for apresentar os resultados, seja detalhista mais uma vez. Informe as configurações e o ambiente do experimento e os gráficos dos resultados. Analise os gráficos e tire conclusões. Reforce as conclusões escrevendo-as na forma de itens (itens, não frases) num slide próprio.  

No slide de agradecimento, informe seu nome e e-mail para contato. Não esqueça dos slides com as referências dos trabalhos e imagens mostradas durante a apresentação. Este deve ser mostrado para a platéia um pouco antes do fim da seção de perguntas.

Nunca termine a apresentação no slide de agradecimento. O último slide é o slide que ficará visível para perguntas e deve conter a tua mensagem principal para que a platéia se lembre dela posteriormente.  

Links Para Ler:

Posted in Sep 1, 2011 by Vitor Pamplona - Edit - History

Showing Comments

to com preguiça de ler º. º

- - Preguiçosa

- - Posted in Jan 21, 2009 by 201.33.241.150



- - Daiana

- - Posted in Feb 5, 2009 by 189.106.71.186

Diana, algum problema com teu comentário?

Se não conseguir postar, me mande um e-mail: vitor@vitorpamplona.com

- - Vitor Pamplona

- - Posted in Feb 5, 2009 by 143.54.13.191



- - adry

- - Posted in Feb 6, 2009 by 187.4.215.101



- - adry

- - Posted in Feb 6, 2009 by 187.4.215.101



- - silvia

- - Posted in Feb 10, 2009 by 189.12.119.188



- - monique santos

- - Posted in Feb 20, 2009 by 189.19.167.151

Excelente post.

Valeu mesmo.

Carlos Alberto Montenegro

- - CAMon

- - Posted in Feb 21, 2009 by 187.5.25.25

Muito bom. Dá para se tirar boas idéias daí.

- - Rocker

- - Posted in Mar 18, 2009 by 189.12.1.74

Muito obrigada pelas dicas! Levei uma super bronca, por causa de encher meus slides de textos e lê - los durante a apresentação!
Suas dicas me ajudarão a melhorar da próxima vez!

- - Adriana Tavares

- - Posted in Apr 8, 2009 by 189.12.245.183



- - jacielle

- - Posted in Apr 8, 2009 by 200.199.230.90

Porque voces não vão se fuder??

- - Joana Dar'c

- - Posted in Apr 13, 2009 by 187.25.162.72



- - lucas

- - Posted in Apr 29, 2009 by 187.56.241.206



- - lucas

- - Posted in Apr 29, 2009 by 187.56.241.206

CARO VITOR NAO ENTENDI NADA, PODERIA TER SIDO UM POUCO MAS CLARO E FAZER UMA EXPLICAÇAO MAIS SIMPLES. GOSTARIA DE CRIAR UM SLIDE PARA MINHA MAE NO DIA DAS MAES. TUDO BEM?. OBRIGADO.

- - DÉBORA FARIA

- - Posted in May 1, 2009 by 200.222.229.38

MUITO LEGAL AS INFORMAÇAOES ABORDADAS, VC Q ´ VC ELABORE MAIS
DICAS...
DESDE DE JA AGRADEÇO

- - aLE gRASI

- - Posted in May 17, 2009 by 189.90.254.165

Depois de muita procura, finalmente encontrei algo com conteúde bastante relevante.
Obrigado!

- - Valdenir

- - Posted in May 19, 2009 by 201.46.62.250

Parabéns!


- - Gabriela

- - Posted in Jun 15, 2009 by 201.69.12.19

óóóóh eu quero saber se dar para fazer slide pelo WordPed?

- - Sharpay

- - Posted in Jun 29, 2009 by 189.35.195.137

nossa eu criei um muito legal apareceu no meu aniversario eu amei

- - carls

- - Posted in Jul 2, 2009 by 201.93.228.215



- - HELENA

- - Posted in Aug 11, 2009 by 189.93.240.102

PREGUÇA DE LER

- - Fernanda

- - Posted in Aug 20, 2009 by 189.18.232.167



- - khamilla

- - Posted in Sep 4, 2009 by 200.223.216.194

Muito bom, especialmente quando fala sobre citações de referências nos slides durante a apresentação. Era o que eu estava procurando..
Obrigada!

- - Thatá

- - Posted in Sep 12, 2009 by 201.76.140.67



- - anatália

- - Posted in Sep 17, 2009 by 200.215.27.26



- - adriana

- - Posted in Sep 20, 2009 by 189.68.66.254



- - Patrícia Moraes

- - Posted in Oct 6, 2009 by 189.3.176.41

Muito interessant

- - alan

- - Posted in Oct 21, 2009 by 200.141.164.78

Olá Vitor, parabéns pelo artigo!!! Neste sábado irie apresentar meu trabalho de conclusão de curso e suas dicas seram muito úteis!!!
Só uma pergunta, você tem sugestão de locais para realizar o download de templates para apresentações powerpoint?

Obrigada!!!

- - Viviane

- - Posted in Nov 11, 2009 by 200.189.243.18

oi

- - abel felipe

- - Posted in Nov 12, 2009 by 189.93.180.116

Muito bom!
Também queria saber sobre templates para apresentações mais formais.

- - Danyeelle

- - Posted in Nov 15, 2009 by 187.40.99.184

Muito bom tenho uma matéria na faculdade de seminário
e muito do que tinha aqui já tinha descobrido com meus erros e com os erros dos colegas, mais se tivesse procurado antes teria me ajudado bastante, mais valeu pelas dicas.


boa sorte.

- - bruno

- - Posted in Nov 25, 2009 by 189.104.45.178

Muito bom, obrigada pelas dicas, na verdade gosto muito de suas postagens são verdadeiras aulas, extremamente consistentes e ao mesmo tempo acessíveis.

Ingrid Corregiari

- - Ingrid Corregiari

- - Posted in Feb 22, 2010 by 189.120.12.77

Muito bom, obrigada pelas dicas, na verdade gosto muito de suas postagens são verdadeiras aulas, extremamente consistentes e ao mesmo tempo acessíveis.

Ingrid Corregiari

- - Ingrid Corregiari

- - Posted in Feb 22, 2010 by 189.120.12.77

Muito bom, obrigada pelas dicas, na verdade gosto muito de suas postagens são verdadeiras aulas, extremamente consistentes e ao mesmo tempo acessíveis.

Ingrid Corregiari

- - Ingrid Corregiari

- - Posted in Feb 22, 2010 by 189.120.12.77

Preguiça de leer doidoo

- - Gabriela Barreto

- - Posted in Mar 6, 2010 by 200.219.66.220

Ajudou mesmo que tava com uma preguiça de ler!
valeu bjus!!


- - valéria

- - Posted in Mar 20, 2010 by 189.107.2.151



- - izilda

- - Posted in May 14, 2010 by 201.1.161.48

ainda lembro que eu estava lendo só pra saber dpo versso

- - Posted in Jun 17, 2010 by 201.3.111.177

isso tá mt grande dá uma resumida muita gnt num vai querer ler, mais é muito legal.

- - a realidade é que

- - Posted in Sep 21, 2010 by 187.68.69.190

Muito bem.. Só que eu estou precusand de dicas de cores refernts ao tipo de conteúdo.Por favor poste aí se vc souber..
Abraços!

- - Denise

- - Posted in Feb 20, 2011 by 187.87.200.98

To numa conclusão de curso.. com um TCC pra apresentar... Suas dicas são ótimas e vão ajudar muitas pessoas!
obrigada!


- - Brunna Lohanny

- - Posted in Apr 28, 2011 by 187.32.120.9

Parabéns! ótimas dicas! Estou p / fazer um TCC de contabilidade, e isso ajudou muito! Obrigada =)

- - Ruth

- - Posted in May 19, 2011 by 187.42.246.107

ótimas dicas! valeu!

- - izys

- - Posted in Jun 12, 2011 by 187.80.98.153

ava e mesmo

- - igor gadiel

- - Posted in Jun 21, 2011 by 200.101.81.103

Quero participar meu trabalho num simposio de educação em forma de relato de experiencia. Tenho que enviar a apresentação em template e como sou iniciante, não sabia nem o que significava a palavra. Me coloquei a pesquisar e achei vc e suas dicas, obrigada essas informações seram muito uteis para o bom desenvolvimento do meu trabalho! Obrigada!



- - Luciana Ponce

- - Posted in Jul 27, 2011 by 200.144.5.59

Mesmo sendo um texto enoooooooorme, ajudou bastante, vou pode fazer uma apresentaçao legal, brigadaao! (:

- - Milena M.

- - Posted in Sep 16, 2011 by 201.5.110.159

muito obrigado coseteza eu vou tirar um 10 e bem legal estava precizando de ajuda de algue muito obrigado de novo

- - julia

- - Posted in Feb 10, 2012 by 189.90.37.106

AGRADEÇO IMENSAMENTE PELAS DICAS AQUI PRESENTES.TEREI UM SEMINÁRIO PARA APRESENTAR NA TERÇA-FEIRA E SUAS DICAS SÃO DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA MIM.É MUITO BOM SABER QUE AINDA EXISTEM PESSOAS QUE UTILIZAM DA TECNOLOGIA PARA AJUDAR AO PRÓXIMO.PARABÊNS POR SUA BELA ATITUDE.QUEM NÃO GOSTOU NÃO PRECISA PERDER O TEMPO CRITICANDO, BASTA SAIR DA PÁGINA E PROCURAR OUTRA.O RESPEITO É NECESSÁRIO ENTRE AS PESSOAS PARA QUE A SOCIEDADE SE TORNE MAIS HUMANA.MUITOS SE PERDEM EM FÚTEIS EXPRESSÕES E EM PERDER SEU TEMPO CRITICANDO QUEM SE COLOCA A DISPOSIÇÃO DO SEU PRÓXIMO.PARABENIZO-LHE MAIS UMA VEZ.OBRIGADA.

- - LILIANA GARDEN

- - Posted in May 11, 2012 by 189.90.181.172

Muito importante!

- - Michaell Gonçalves

- - Posted in Apr 6, 2013 by 201.75.70.106



- - voleibol

- - Posted in May 1, 2013 by 189.13.79.122

Add New Comment

Your Name:


Write the code showed above on the text below.