Vitor Pamplona

Innovation on Vision: Imaging , Enhancement and Simulation

Como Revisar um Artigo Científico

É sempre difícil revisar artigos científicos. Deve-se criticar o autor sem desanimá-lo, varrer o artigo em busca de erros, dos mais graves aos mais sutis, sugerir correções e questionar a real contribuição da proposta, sua validação e seu vínculo com a conferência ou revista. Avaliar artigos é um trabalho minucioso, que exige tempo e pesquisa.  

Um Bom Artigo

Artigo científico é o meio pelo qual pesquisadores do mundo inteiro divulgam seus trabalhos investigativos. Seu conteúdo deve ser mundialmente original e relevante para a ciência. Artigos não são feitos para divulgar implementações ou trabalhos de engenharia. Artigos existem para divulgar soluções inéditas para problemas independentes de tecnologia.

Um artigo científico deve ser denso, pontual, preciso e claro. Técnicas e modelos propostos devem ser completamente validados, provados. A opinião do autor não importa e deve ser deixada de lado. Um bom artigo é bem organizado, simples e direto.  

Normalmente um artigo científico possui:

  • Abstract: um resumo detalhado, completo e independente do artigo. Normalmente é composto por uma sentença de contextualização, uma ou duas com objetivos, três com uma breve descrição detalhada dos procedimentos realizados, duas com resultados e conclusões e fecha com implicações e recomendações. O resultado mais importante da proposta deve estar descrito no abstract, por exemplo: Com a execução do nosso modelo, conseguimos 97% de melhora sobre a técnica XYZ e 150% sobre a WZP.  

  • Introdução: discute-se brevemente o problema, a importância dele, algumas definições, limitações atuais, e um overview da proposta. A introdução deve terminar na primeira página ou na primeira coluna dependendo do formato adotado. Não deve ser extensa mas é importante mostrar o que e como foi feito o trabalho. Esta é a seção mais importante. Gaste tempo nela. O leitor deve se sentir motivado para continuar o paper, caso contrário, nem o revisor vai suportar ler o artigo até o fim.  

  • Related Work: uma apresentação crítica detalhada, resumida e educada sobre o trabalho dos outros, mostrando onde cada um deles se diferencia do trabalho atual. Todos os trabalhos similares devem ser citados. Lembre-se que uma abordagem apenas diverente não justifica o artigo, os autores devem mostrar que sua abordagem é melhor.  

  • Desenvolvimento: uma descrição detalhada, sem firulas e sem frases de efeito, da técnica, do modelo ou da pesquisa final. Não se apresenta um relato das tentativas que não funcionaram, estas são irrelevantes. Apresente apenas os itens necessários para a contribuição final. Não escreva como foi feito, descreva como é. Em outras palavras, não conte a história da pesquisa, apenas mostre como validar a hipótese ou solucionar o problema.  

  • Conclusões e resultados: um breve resumo do artigo e as validações da proposta. Validar é um dos itens mais importantes do artigo. Apresente números, análises estatísticas quantitativas ou qualitativas, imagens e, se for possível, um vídeo da execução do experimento. Vídeos e o software / código criado podem ser enviados junto com a submissão do artigo como anexos. Eles ajudam muito o papel dos revisores.  

  • Discussão: discussões sobre os resultados: implicações, recomendações, trabalhos futuros, etc. Este é o único momento em que a opinião do autor é tolerada, mas não exagere.

  • Bibliografia: referência aos artigos citados durante o texto.  

O Formato

Ao receber o artigo para revisão, uma das primeiras tarefas é verificar se o formato submetido é o formato requisitado pela conferência. Confira tudo: margens, formato das figuras e seus captions, fontes, formato de referência e da bibliografia. Verifique   se a bibliografia está declarada corretamente e se é suficiente, ou seja, se é possível encontrar os artigos referenciados com a informação disponibilizada. Verifique se não há referências faltando ou sobrando. Anote os problemas para serem relatados ao autor no texto final.  

Como Ler o Artigo

Leia duas vezes o artigo. A primeira superficialmente só para entender do que se trata, e a segunda bem aprofundada, questionando cada frase do autor. Utilize uma ferramenta de revisão como o Acrobat ou faça as anotações no papel. Não deixe de anotar seus comentários.  

Durante a primeira leitura, marque no texto todas as suas opiniões, sentimentos, espantos, perguntas, etc. Sempre que você se perguntar: " ahm? o_O ", anote isto e continue. As anotações te indicarão o quão fácil é leitura do artigo. Não pare em frases difíceis. Após a leitura, separe as contribuições do artigo e faça um resumo de 4 a 8 linhas do que você entendeu. Neste ponto, você já deve ter uma idéia se o artigo será aprovado ou rejeitado, mas você deve ler uma segunda vez.  

Na segunda leitura marque tudo. Duvide de cada frase. Se o autor não prova o que diz, é necessário referenciar alguém que prove ou a frase precisa ser removida ou reescrita. Se a frase pode ser escrita de uma maneira diferente, anote. Frases ambíguas devem ser corrigidas. Afirmações devem possuir referência. A gramática deve ser verificada. Se o texto ficar difícil, pare de ler e se esforce em entender o trecho para criticar o autor, se o texto for mal escrito, ou a técnica, se ela estiver errada. Revise as equações, passo-a-passo. Derive-as se for necessário.

Especial atenção às imagens. Verifique se poderiam ser melhoradas, se o caption delas está auto-contido e se explica completamente a imagem.

Se você conhece o autor, procure pelos os artigos anteriores dele que são semelhantes ao que você está lendo. Veja quais são as diferenças. Se não há diferença clara, critique. Auto-plágio, o ato de publicar a mesma contribuição duas vezes, não é crime, mas é anti-ético e deve ser evitado pelos revisores. Conhecendo ou não o autor, faça uma extensa pesquisa sobre o assunto na internet e em conferências e revistas relacionadas. A contribuição tem que ser original. Se você encontrar algum artigo similar que não foi citado pelo autor, critique.

Atenção na validação, uma das partes mais importantes de um artigo científico. Qualquer pessoa pode criar uma técnica, mas somente os cientistas / pesquisadores / acadêmicos podem provar que a técnica está correta. Toda a proposta de técnica ou modelo deve possuir uma validação detalhada. Analise a forma que a validação foi realizada, se ela está completa e se não há erros no processo. Se algo ficou em aberto, critique.  

Após a segunda leitura você deve ter material suficiente para criticar o autor. Para terminar o serviço, pense! Pense muito sobre o que você leu. Algumas perguntas devem ser respondidas e as anotações da primeira leitura te ajudarão neste momento. O artigo está muito longo? Muito enrolado? Exagerado? Ou curto demais? As contribuições e os resultados estão claros? O estilo de escrita é compatível com outros artigos da conferência? O autor não está " se vendendo " demais? A organização poderia ser diferente? O leitor está perdendo tempo com o artigo?

O Texto da Revisão

O texto da revisão, que será lido pelo autor, precisa justificar a sua posição de aceitação ou rejeição do artigo. Neste texto, as seguintes perguntas devem ser respondidas:  

Quais são as maiores contribuições do artigo? Quais são seus pontos fortes e fracos? O trabalho é absolutamente novo, incremental ou em grande parte já publicado? Qual é a relevância / importância do trabalho? Os trabalhos anteriores estão referenciados adequadamente? A descrição das técnicas estão detalhadas suficientemente para permitir a reprodução por um estudante de pós-graduação? A exposição das idéias está clara? A linguagem está correta? A estrutura do texto está boa, ou pode ser melhorada? As figuras são informativas o suficiente? Algo deve ser removido para a versão final?  

O texto da revisão pode ser montado de diversas formas mas normalmente ele contém três partes: (i) descrição detalhada do que o revisor entendeu e principais contribuições do artigo; (ii) grandes problemas e o mérito dos autores; (iii) problemas menores e considerações. A primeira parte deve mostrar ao autor que o revisor leu, entendeu, que domina o assunto e está pronto para a discussão. Evite utilizar as mesmas palavras do autor neste parágrafo, mas retenha-se ao que lhe foi apresentado.

Na segunda parte comece elogiando o mérito do artigo e o autor, visto que dificilmente o artigo será completamente ruim. Em seguida, liste os grandes problemas, por exemplo: falta de uma validação, uma validação incorreta, trabalhos relacionados incompletos, escrita ruim, resultados inconsistentes, muito achismo, contribuição não original ou muito pequena, erros no desenvolvimento, etc. Sugira o que pode ser feito para corrigir estes problemas numa versão posterior do artigo.

A terceira, e mais longa parte, deve conter todas as anotações que você fez durante a revisão, desde correções gramaticais até aqueles " ahm? o_O ". Claro, tudo escrito em linguagem clara e educada na mesma língua em que o paper foi escrito. Não desanime o autor, ele deve melhorar o artigo e submeter novamente para outra conferência e não desistir dele.

Lembre-se que o texto de revisão não deve conter apenas críticas. Sugestões de correção deixam a revisão muito mais profissional e amenizam a raiva que o autor sentirá do revisor.

Outras Leituras:

Posted in Sep 1, 2011 by Vitor Pamplona - Edit - History

Showing Comments

Caro Vitor, acho que você está adotando uma visão excessivamente positivista. Uma frase como " A opinião do autor não importa e deve ser deixada de lado. " é extremamente delicada, pois a passividade do autor pode ocultar importantes contribuições científicas do mesmo. O importante é que cada opinião tenha seu respectivo esclarecimento. Isenção é uma cultura da imprensa. No meio científico, isenção combina mais com timidez.

Na minha opinião, cada pesquisador deve procurar o seu posicionamento epidemiológico e escrever a partir de tais convicções. O mesmo vale para o revisor do artigo. O método descrito é interessante, mas o excesso de rigidez é prejudicial.

- - Hildeberto Mendonça

- - Posted in Sep 12, 2008 by 130.104.224.14

Oi Hildeberto,

Concordo quando você diz que " a passividade do autor pode ocultar importantes contribuições científicas do mesmo ", no entanto, um artigo não é lugar para ocultar contribuições. Se o autor não foi eficaz o suficiente na sua escrita, ele deve corrigir ou submeter uma versão melhorada do artigo para uma outra conferência. De qualquer forma a versão atual, sob minha perspectiva, não deveria ser publicada.

Sobre o " excesso de rigidez é prejudicial ", o excesso de rigidez é a minha contribuição na evolução científica mundial.



- - Vitor Pamplona

- - Posted in Sep 12, 2008 by 143.54.13.191

Ainda bem que não existia excesso de rigidez na antiguidade. Já pensou ficar sem os belíssimos trabalhos de Kepler? Os modelos de sólidos pitagóricos foram uma bola fora, mas e as leis de Kepler que sobrevivem até hoje?

Aliás, ainda bem que não existe excesso exacerbado de rigidez ainda hoje. Se existisse, algumas teorias ainda não comprovadas na matemática nunca existiriam, afinal apesar de serem verdadeiras não há provas.

Nem precisa ir longe. Se não me engano o Heapsort (funciona que é uma beleza) não tem uma demonstração. Ou tem? Posso estar confundido com algum outro algoritmo.



- - Yo

- - Posted in Sep 12, 2008 by 189.27.12.116

que caco de site....

- - Ingride

- - Posted in Sep 13, 2008 by 201.41.63.48

Yo, as coisas mudaram desde a antiguidade. Naquela época o acesso a informação era bem menor. As pesquisas eram desenvolvidas mais devagar mesmo. Hoje, a exigência é bem maior, afinal vc tem tudo que precisa (internet) a sua disposição.

A matemática pura não publica quase nada, justamente por causa desta exigência.

Ingride, sugira as correções.

- - Posted in Sep 13, 2008 by Vitor Pamplona

O rigor atualmente já existe, claro. E deve continuar existindo (óbvio!).

Mas a rigidez da forma como você fala não se confunde com o rigor científico. Um texto pode ter estilos personalizados, sem necessariamente faltar o rigor científico.

- - Yo

- - Posted in Sep 14, 2008 by 189.27.46.91

Esse trem de artigo ciêntifico é fodaa, to na 6 ° sériee... tem cabimento me mandarem fazer issoo? Absurdooo!


- - Marinha's

- - Posted in Sep 19, 2008 by 201.58.165.88



- - Elizabeth

- - Posted in Oct 3, 2008 by 189.81.230.202

Oi Vitor,
Gostaria de dar uma sugestão e de lhe indicar um livro escrito pelo meu orientador no Mestrado.
1. A sugestão é: quando escrever textos como este, coloque sempre as referências, ou voce tirou tudo isso do seu próprio entendimento!?. Alem do mais, referencias dao mais respaldo ao seu texto, ja que fica claro que voce fez uma consulta a outros autores, provavelmente com um conhecimento maior do assunto.
2. O Meu orientador no Mestrado (Joao Batista Correa da Silva) escreveu um livro (Excelente) cujo titulo e: " A dissertação clara e organizada ".
Não sei se está sendo disponibilizado em outros lugares do Brasil (Eu moro em belem do Para, estudo na Universidade Federal do Para www.ufpa.br). Se vc estiver interessado falo com ele para te enviar uma copia de brinde. Ate agora a galera daqui nao deu o real valor: (

best regards

- - Williams

- - Posted in Feb 25, 2009 by 189.82.73.116

Oi Williams,

Na verdade essas dicas são as que eu uso para revisar. Muitas delas vem da experiência da UFRGS e através das dicas do meu orientador.

Antes de publicar esse texto eu li algumas dicas de outros pesquisadores que estão pela internet e li o livro Como Fazer Pesquisa Qualitativa da Maria Marly de Oliveira, uma especialista no assunto. Mas, francamente, as dicas deles eram muito " moles " em relação aos artigos científicos.

:)

- - Vitor Pamplona

- - Posted in Feb 25, 2009 by 143.54.13.191



- - Francisco Americo

- - Posted in Mar 21, 2009 by 200.164.247.250

Ola victor,

Vc poderia me enviar os referencias teóricos que utilizou para elaborar esse texto, quais foram os sites?

- - elaine

- - Posted in Apr 1, 2009 by 200.129.136.123

oi vitor...... voce poderia me mandar um artigo simples sobre qualquer assunto é so pra uma simulação de um TCC é que tou estudando e um feito pra mim se torna mais facil... obrigado....


- - cleo

- - Posted in Apr 18, 2009 by 189.71.30.104

para vitor.... foi eu que pedi um artigo simples....... meu email é............ cleo_lucena@hotmail.com

- - cleo

- - Posted in Apr 18, 2009 by 189.71.30.104

oi vitor... gostaria q me ajudasse no meu artigo.è simples mas estou com dificuldade no desenvolvimento.
É sobre o barco de fogo.Tradiçao de Estancia sergipe no Sao joao.


obigada.


Aparecida

- - Aparecida

- - Posted in Apr 25, 2009 by 189.71.246.49

VITOR GOSTARIA DE SUA AJUDA NO MEU ARTIGO SOBRE HOTEIS QUE NAO ACEITAM ANIMAIS, NAO TENHO NOÇÃO DE COMO FAZE-LO. PODERIA ME DAR ESSA FORÇA? MEU EMAIL É ALVESADRIAN@HOTMAIL.COM

- - ADRIANO

- - Posted in May 18, 2009 by 200.194.166.114

olá, victor, tudo bem?
preciso fazer um artigo científico para esta semana; gostaria de saber quais fontes posso usar na elaboração do mesmo.
A minha orietadora diz que revistas são, geralmente, tendenciosas.
Será que posso usar monografias como fonte? sites do governo são bem vistos também?
obrigado...
diego.profee @ yahoo.com.br


- - Diego Aires

- - Posted in Jun 6, 2009 by 200.148.120.203

Oi Diego

As melhores referências são periódicos científicos. Livros, Monografias, Dissertações e Teses também costumam ser boas. Sites, Wikipedia e Revistas quase não são referenciados.

[] s

- - Posted in Jun 7, 2009 by Vitor Pamplona



- - fernando

- - Posted in Jun 16, 2009 by 201.15.164.175

NÃO SEI COMO APROVEITAR MINHA MONOGRAFIA E DELA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO PARA A PÓS?????

- - ANALEITE

- - Posted in Jul 12, 2009 by 189.71.218.23

NÃO SEI COMO APROVEITAR MINHA MONOGRAFIA E DELA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO PARA A PÓS?????

- - ANALEITE

- - Posted in Jul 12, 2009 by 189.71.218.23

PESSOAL,
gOSTARIA DE SABER POR QUE Ñ SE DEVE UTILIZAR O TERMO " BIBLIOGRAFIA " AO TÉRMINO DE ATRTIGOS CIENTÍFICOS?

- - ALÊ

- - Posted in Sep 25, 2009 by 201.38.189.3

isso ai Alê.tambem gostaria de saber.Porque não usar o termo biografia num artigo científico?

- - Andresa

- - Posted in Sep 28, 2009 by 201.75.201.195

Não se usa bibliografia pois um artigo científico cita apenas referências importantes para a obra atual.

Só lembrando:

- Bibliografia é o conjunto de obras que falam sobre um tema parecido que podem ou não ter sido utilizadas no trabalho atual.

- Referências é o conjunto de obras que foram utilizadas no trabalho atual ou que são necessárias para o entendimento do mesmo.

- - Vitor

- - Posted in Sep 28, 2009 by 189.27.251.59

olá Vitor, Como faço para adquirir uma cópia da dissertação de seu orientador? " A dissertação clara e organizada ".
obrigada

- - Tania

- - Posted in Oct 24, 2009 by 189.35.99.173

Gostei Vitor, boas dicas.

Lembro que uma vez enviei um artigo para uma conferencia e o revisor não seguiu dicas como a sua ai encima, ele me escreveu algo q não achei uma critica nada positiva sobre meu artigo, era algo do tipo "... o autor é um ignorante, nunca leu um artigo cientifico na vida... ". Acho q o meu revisor achou q os autores não liam a revisão dele, sei lá, vá entender. O pior, eu cheguei a conhecer ele numa das conferencias antes, achava ele legal como pessoa, vi uma apresentação de artigo dele antes disso e não achei grandes coisa na época, era algo em Delphi bem simples.
Depois dessa eu desanimei, e nunca mais submeti um artigo até hoje, faz uns 4 anos.

Valeu as dicas!: -)
Abraços!

- - Christian

- - Posted in Oct 26, 2009 by 200.175.53.12

gostaria que já tivesse uma artigo pronto né????? mais tudo bem valeu... coloca um poronto tá????


- - DIEGO

- - Posted in Apr 6, 2010 by 187.78.170.224

Oi Vítor, preciso fazer uma monografia para a pós graduação e gostaria de aproveitar a minha monografia da graduação, pois a minha pós é referente ao assunto abordado na graduação. Isso é legal? como procede ^?

- - laborê

- - Posted in May 27, 2010 by 189.12.32.124

Pamplona, achei a tua visão do assunto sensacional. Lembrei de quando tu revisou o meu projeto de TCC, inclusive antes e durante o desenvolvimento dele = P

Ao revisarmos um artigo, temos que ter em mente uma coisa bem clara: Ciência. Nós, cientistas, temos o compromisso de tentar sempre evoluir, criar, melhorar, contribuir com o mundo. Por isso esse grau de rigidez que tu utiliza, que até foi criticado aqui nos comentários, é muitíssimo importante. Uma coisa é um amigo vir te perguntar sobre um tema de pesquisa ou pedir pra ti dar uma olhada em um artigo teu, outra é tu ser um revisor de um Simpósio importante.

Temos que ser justos, todos estamos aqui aprendendo e evoluindo. Ao fazer vista grossa para alguns detalhes importantes (Por exemplo, validação da proposta) pode até, a curto prazo, ser uma atitude " bonitinha ", mas a longo prazo poderemos estar apenas atrapalhando a evolução de um novo cientista, contibuindo para o surgimento de um colega de profissão medíocre. E quem aí gosta de ter colegas mal preparados? ^ ^

Um abraço, cara, boa sorte aí no MIT e espero trabalhar contigo novamente de novo, quem sabe lá na UFRGS?;)

- - Márcio Zacarias

- - Posted in Jun 9, 2010 by 187.64.213.81

Oi Vitor, achei muito interessante suas dicas.

Apesar da falta de referencias exigida por algumas pessoas você demonstrou conhecimento sobre o tema. Segundo Valpato (2010, uma boa dica para quem precisa elaborar um bom artigo é apresentar uma boa base teórica e muito criatividade. Recomendo como sugestão de leitura o livro intitulado:

Pérolas da redação científica.
Autor: Gilson Volpato



- - Valéria Veríssim

- - Posted in Aug 8, 2010 by 187.59.124.159

Estou fazendo meu artigo O papel do orientador na escola e não consigo passar dos objetivos se puderem me ajudar Deus os recompensará meu email é elianeeroni@gmail.com obrigado

- - Eliane

- - Posted in Aug 29, 2010 by 187.52.255.219

Boa tarde, Vítor!
Estou terminando minha pós em Pedagogia Empresarial e estou perdida para fazer meu artigo, nunca fiz. No curso fui informada que seria uma revisão bibliográfica.Bem, ve se entendi direito o que vc relata acima, é para eu escolher um artigo já publicado, eu quero sobre Liderança, ler e reler, separar tudo que concordo e não concordo, depois com base em outros autores mostrar o certo e o errado, motivo por eu discordar e aprovar.Depois montar um texto. Me ajude por favor, estou entrando em desespero. Um forte abraço Valéria. Meu email é valeriafmendonc@yahoo.com.br

- - Valéria

- - Posted in Sep 28, 2010 by 189.42.238.178

Boa tarde, Vítor!
Estou terminando minha pós em Pedagogia Empresarial e estou perdida para fazer meu artigo, nunca fiz. No curso fui informada que seria uma revisão bibliográfica.Bem, ve se entendi direito o que vc relata acima, é para eu escolher um artigo já publicado, eu quero sobre Liderança, ler e reler, separar tudo que concordo e não concordo, depois com base em outros autores mostrar o certo e o errado, motivo por eu discordar e aprovar.Depois montar um texto. Me ajude por favor, estou entrando em desespero. Um forte abraço Valéria. Meu email é valeriafmendonc@yahoo.com.br

- - Valéria

- - Posted in Sep 28, 2010 by 189.42.238.178

Olá Vitor,
Quero adquirir o livro do seu professor A dissertação clara e organizada.
meu e-mail: darcyguerra@ig.com.br

- - Raquel

- - Posted in Oct 19, 2010 by 186.216.142.124

Olá Vitor!

Preciso construir para o meu TCC um artigo em vem propor orientações para melhorar um serviço de saúde, porém esta necessidade foi relatada em um artigo em que eu participo, e foi de uma pesquisa de campo. O artigo foi publicado. Enfim, a partir de um artigo meu publicado quero construir um novo em cima dos resultados propondo orientações no novo artigo em cima da logoterapia e o anterior não havia logoterapia. Você tem algum modelo que posso ver. Meu e-mail: udijaira@yahoo.com.br.

- - Udijaíra

- - Posted in May 7, 2011 by 189.71.106.157

OLÁ VITOR, BOA TARDE. ME CHAMO CLÁUDIO E ESTOU FAZENDO O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA E TEREI QUE FAZER UM ARTIGO CIENTÍFICO E ESTOU MEIO QUE PERDIDO. QUERO FAZER ALGO COM O ASSUNTO RELACIONADO A DENGUE.O TEMA SERIA MAIS OU MENOS ASSIM: DENGUE: CAUSA E EFEITO DE UMA DOENÇA REEMERGENTE. E TEREI QUE FAZER UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, MAS NÃO SEI COMO COMEÇAR. COMO SERIA ESSA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA? VOCÊ PODERIA ME AJUDAR? MEU E-MAIL É claudio.1866 @ hotmail.com
FICAREI MUITO AGRADECIDO PELA AJUDA.

- - Cláudio

- - Posted in Jul 11, 2011 by 187.78.159.23

Caro Sr. Vitor, bom dia!


Sou jornalista e costumo fazer trabalhos de revisão de texto.

Gostaria, por gentileza, que me indicasse alguns livros técnicos para revisores.

Se puder me fazer este favor ser-lhe-ei eternamente grata.


Meu e-mail é: senhoritafelicidade@hotmail.com


Att.,


Cristiane Kamarowski

- - Cristiane Kamarowski

- - Posted in Aug 10, 2011 by 200.146.47.133

SR. VITOR, BOM DIA, ACHEI MUITO INTERESANTE SUAS COLOCAÇÕES A RESPEITO DE COMO FAZER UMA REVISÃO EM UM ARTIGO. MEU NOME É SANDRA E HOJE ESTAVA LENDO SUAS ORIENTAÇÕES E GOSTARIA DE SUA AJUDA, POIS ESTOU FAZENDO UMA PÓS-GRADUAÇÃO E QUERO FALAR SOBRE A POLITICA DE ATENDIMENTO DOS DIREITOS DOS IDOSOS E O TEMA É MAIS OU MENOS ASSIM: A POLITICA PUBLICA E A GARANTIA DE DIREITO DO IDOSO.E NECESSITO DE ORIENTAÇÕES DE COMO BUSCAR FONTES BIBLIOGRAFICA PRA DAR RUMO À MINHA PESQUISA.
FICAREI GRATA, MUITO MESMO, SE EU PODER CONTAR COM SUA AJUDA.
ABRAÇOS.

- - NELI AZEVEDO

- - Posted in Sep 12, 2011 by 187.102.209.66

MEU YMAIL É nelyasmin@yahoo.com.br
sandra azevedo.


- - sandra azevedo

- - Posted in Sep 12, 2011 by 187.102.209.66

Boa tarde Vitor
Somente hoje descobri teu comentário. Peço a especial gentileza de se possível me indicar como posso conseguir, adquirir ou cosa assim o livro de Joao Batista Correa da Silva " A dissertação clara e organizada ".
Preciso com certa urgência.
Antonio Carvalho Chaves

- - Antonio

- - Posted in Mar 23, 2012 by 201.21.176.236

Caro Vitor, quero aproveitar minha monografia e fazer dela um artigo científico para pós graduação com mesmo assunto, não sei como fazer isso, poderia me ajudar? Tenho apenas 30 dias para faze-lo. Meu email é abadiamarques@hotmail.com

- - Maria Abadia

- - Posted in Oct 3, 2013 by 187.25.20.90

Add New Comment

Your Name:


Write the code showed above on the text below.